top of page

UMBILICHAOS: Lançado o álbum “Entrails Redux”


O projeto Umbilichaos, capitaneado pela vocalista, guitarrista, letrista e programadora Anna Chaos, desde 2009 já lançou 11 discos, além de singles e outros materiais. Buscando melhorar a qualidade e trazer uma linguagem mais atual de suas músicas antigas, acaba de sair de forma independente “Entrails Redux”, regravações de seu primeiro álbum “Entrails” de 2009.


Sobre a regravação, Anna comenta: “Nas duas primeiras semanas de fevereiro de 2009, eu entrei em estúdio para gravar o primeiro trabalho da Umbilichaos. Escolhi como responsável o engenheiro de som Bernardo Pacheco, membro e responsável por gravar duas de minhas bandas favoritas, Are You God e Elma.


Passamos cerca de 25 horas em estúdio, em um fim de semana. No primeiro dia, eu fuçava os amplificadores, enquanto ele gravava as partes de drum-machine. No segundo, foram gravações de guitarras por mais de 12 horas. Houve uma segunda sessão de 1 ou 2 horas, para gravar os vocais.


Nos meses seguintes, Bernardo teve algumas turbulências pessoais que o afastaram do projeto e decidimos que outra pessoa finalizaria o material gravado. Trabalhar com outras pessoas nesta finalização me deixou insatisfeita: o resultado foi uma quantidade horrorosa de ambiência, e compressão que destruiu a dinâmica do disco. Fatos que não fui capaz de contestar pela minha total inexperiência na época. Somado ao amadorismo no tratamento das artes para fazer o encarte, e fabricação dos CDs.”


E segue: “Aquelas três canções que compunham 'Entrails' haviam sido ensaiadas espartanamente, e buriladas em mais de uma dezena de apresentações por São Paulo, no semestre anterior. Eu ainda acredito e sinto o poder de cada riff e arranjo como há quase 15 anos atrás. Tudo o que eu almejava para a Umbilichaos, já estava ali desde o primeiro disco.”


Sobre a decisão de regravar não apenas o primeiro álbum, mas os 8 primeiros álbuns, Anna comenta: “Em 2019, um ano especialmente ativo, principalmente por estar tocando ao vivo quase todas as noites por duas turnês, mudou minha percepção do meu trabalho. O aspecto drone não funcionava mais pra mim, eu não tinha mais o menor interesse em repetir um riff 32 vezes na frente do público atônito.


Junto a isso, o single 'Vast Horizon, Narrow Paths Pt 01', colaboração com Mike Radice, foi lançado em março de 2020. Neste trabalho, eu havia mudado minha estrutura técnica de áudio, e tinha alguns parcos conhecimentos acumulados pelas gravações anteriores. Isso conferiu ao trabalho uma qualidade sonora superior a tudo que havia sido lançado. O som de guitarra desse lançamento foi uma melhora do que fiz no disco 'Belong to Nothing', colaboração com Kovtun. Esse trabalho teve feedback positivo de Rennie Resmini, cantor da banda Starkweather, uma influência, o que motivou a explorar mais aquele som alcançado.


Com estrutura melhorada, 'Vast Horizon...' estabeleceu marco zero para a sonoridade de todos os trabalhos seguintes. Junto ao novo direcionamento emocional para as composições anteriores, levou à decisão de regravar e atualizar toda a obra da Umbilichaos, com exceção dos discos colaborativos. O projeto leva o nome de Redux, um aceno a Apocalýpse Now e Amebix, abarcará os 8 primeiros discos e singles, e se desenrolará pela próxima década. Isso anulará as versões originais. E nada melhor do que começar com esse disco que saiu tanto dos planos que é 'Entrails'.


Escute abaixo o disco “Entrails Redux” na íntegra:


Para 2022, Anna está trabalhando em um novo álbum, além da regravação de seu segundo álbum “Entrails II”. A artista também está disponível para shows no Brasil, América do Sul e Europa. Produtores interessados em levar a Umbilichaos para sua cidade pode enviar um e-mail para emmanagementoficial@gmail.com .


Siga a banda nas redes sociais:


0 comments
bottom of page